What's hot and what's not: 10 redes sociais que estão na moda
Written on 25.1.10 by Paulo Paulos

As redes sociais vieram revolucionar a forma de comunicar. Surgem na web a um ritmo quase diário, cada vez mais especializadas, em jeito de quem parece ter vindo para ficar. Nesta rubrica, o Asterisco apresenta 10 redes sociais que estão na moda e outras 10 que poderão muito bem vir a estar.
Conheça a nossa selecção das 10 redes sociais mais populares:
Facebook Criado em 2004 por um estudante universitário norte-americano, é um dos sites com mais utilizadores em todo o mundo, com cerca de 120 milhões de perfis. É uma rede social generalista que promove o relacionamento entre os usuários e que continua a crescer exponencialmente.
Youtube Famoso portal que permite o carregamento e partilha de vídeos em formato digital, que podem posteriormente ser disponibilizados em blogues ou sites pessoais. Em 2006, ano em que foi adquirido pela Google, foi também considerado a invenção do ano pela revista Time, por ter revolucionado a comunicação entre milhões de pessoas.
MySpace É uma das redes sociais mais populares em todo o mundo. Para além de permitir a criação de perfis, o alojamento de fotografias e interactividade entre os utilizadores, fornece ainda a possibilidade de hospedar ficheiros de música em formato mp3. Esta particularidade faz do site um poiso frequente para grande parte dos grupos musicais, tendo catapultado muitas bandas do anonimato até à ribalta.
Twitter É uma rede social que fornece o serviço de microblogging. Com limite de 140 caracteres, permite aos seus usuários a publicação e leitura de mensagens apelidadas de tweets. Com mais de 15 milhões de usuários em todo o mundo, esta poderosa ferramenta de comunicação permite actualizações em tempo real via web ou SMS.
Hi5 Com 60 milhões de utilizadores activos, esta rede social é uma das mais populares em Portugal. Criado em 2003, disponibiliza ferramentas muito idênticas às do Facebook, que está a ganhar-lhe terreno. Cada usuário pode criar um perfil, trocar impressões, publicar imagens, músicas ou experimentar alguns dos jogos disponíveis.
Wikipédia É uma enciclopédia online disponível em várias línguas, actualizada de forma voluntária por utilizadores de todo o mundo. O conteúdo desta rede criada em 2001 pode ser alterado, copiado ou amplificado por qualquer utilizado, pelo que a informação disponibilizada nem sempre corresponde a uma imagem fiel da realidade.
Skype Este serviço permite comunicações de voz e de vídeo gratuitas entre os seus usuários. Esta ferramenta permite comunicar para qualquer parte do mundo, enviar e receber arquivos e é a primoridal forma de comunicação para muitos dos estudantes integrados no programa Erasmus.
Windows Live Messenger Criado pela Microsoft, este programa permite a troca de mensagens instantâneas, em tempo real, via Internet. É um dos meios de comunicação predilectos dos portugueses e lidera a sua área com cerca de 230 milhões de utilizadores em todo o mundo.
LinkedIN Fundado em 2003, conta já ter ultrapassado a barreira dos 50 milhões de utilizadores. É uma rede social utilizada, sobretudo, com propósitos profissionais. Cada utilizador possui uma rede de contactos que lhe permite interagir com os seus pares, procurar trabalho ou mesmo oportunidades de negócio.
Blogger À semelhança do Wordpress, é um serviço que permite hospedar um número ilimitado de blogues cujos criadores estão espalhados pelo globo. Aquando da sua criação, em 1999, esta ferramenta veio facilitar a publicação de textos e de outros conteúdos na internet. Esta rede social, que tem contribuído a larga escala para o fomento daquilo a que se chama jornalismo de cidadão, foi adquirida pela Google em 2003.
Conheça aqui as 10 redes sociais que podem tornar-se populares.