Audiências das redes sociais em Portugal em constante modificação
Written on 25.1.10 by Miguel Machado
Hi5, Facebook, Twitter e MySpace. As quatro principais redes portuguesas registam tendências de audiências muito distintas. Ao passo que o Facebook e o Twitter se encontram numa fase ascendente, Hi5 e MySpace registam cada vez menos visitas. Utilizando os dados do Google Trends for Websites podemos analisar as tendências das principais redes sociais em Portugal. Apesar de serem dados muito aproximados do real, não passam de estimativas do Google para o número de visitas únicas diárias a um determinado site. Fica então a análise das quatro redes sociais preferidas dos portugueses.
Hi5
A tendência do Hi5 é claramente de descida. Apesar de continuar a ser a rede social predilecta dos portugueses, nota-se uma descida evidente das visitas únicas diárias, nomeadamente a partir de Outubro de 2008.
Facebook
Por outro lado, o Facebook tem vinda a crescer de forma muito constante. A segunda metade do ano de 2009 revelou um aumento muito significativo das visitas únicas diárias.
Hi5 e Facebook: tão longe e tão perto
Em Julho de 2007 a distância entre Hi5 e Facebook era abismal. No entanto, o Hi5 tem revelado uma notória descida desde o ano de 2008, ao passo que o Facebook cresceu imenso no ano de 2009. Estas discrepâncias de audiências fazem com que as duas principais redes sociais em Portugal, se encontrem, actualmente, muito próximas uma da outra, a nível de visitantes únicos diários.
Twitter
O Twitter é uma rede social muito recente, mas que registou uma ascensão meteórica a nível de audiências, no nosso país. No entanto, tem-se registado uma diminuição do número de acessos no último semestre do ano de 2009.
MySpace
O MySpace, que atingiu o pico de acessos no inicio do ano de 2008, tem decrescido desde aí. No entanto, o segundo semestre de 2009 tem sido mais positivo que o primeiro, já que o número de acessos tendeu a normalizar.
Estes dados do Google fazem prever que o Facebook se vai tornar na rede social predominante em Portugal, mais depressa do que se previa. No que ao Twitter diz respeito, é difícil ter certezas, pois o acesso à rede de microblogging pode ser feita através de outras plataformas que o Google Trends não analisa. Quanto ao Hi5 e ao MySpace, a tendência é para continuar a descer, no entanto, não é certo que as tendências se transformem em realidade.